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Paula Regina Costa Ribeiro

Narrativas de Professores/as e Estudantes da Educação Básica: Analisando Discursos e Práticas Sobre Gênero E Sexualidade

Descrição: Este projeto de pesquisa, então, terá como objetivo geral, investigar os discursos e práticas sobre gênero e sexualidade nas narrativas de professores/as e estudantes da Educação Básica. O referencial teórico baseia-se nos Estudos Culturais, em suas vertentes pós- estruturalistas, e em algumas contribuições de Foucault. Neste sentido, os estudos do Grupo de Pesquisa estão fundamentados em posicionamentos que entendem a sexualidade como uma construção histórica, social e cultural, que se constitui na correlação de elementos sociais presentes nas famílias, na medicina, na educação, na religião, entre outros, através de estratégias de poder/saber sobre os sexos. As estratégias utilizadas para a produção dos dados serão: a análise dos fóruns, dos recursos educativos digitais e dos artefatos culturais do Videocurso Educação para a Sexualidade no período de 2017 a 2019; entrevistas semi-estruturadas com os/as professores/as participantes do projeto e a análise dos projetos educativos, análise dos desenhos e poesias no período de 2013 a 2018 da Mostra Cultural sobre Diversidade Sexual e de Gênero. A análise dos dados está pautada nas análises discursivas numa perspectiva foucaultiana. Esperamos que este estudo contribua com informações importantes para a comunidade científica sobre as questões relativas aos corpos, gêneros e sexualidades e possibilite, ainda, a promoção de discussões acerca dessas questões no espaço escolar bem como a minimização das representações e preconceitos atribuídos aos sujeitos LGBTI+.

 

Joanalira Corpes Magalhães

Artefatos Culturais, Ciência e Educação: a produção de saberes sobre os sujeitos LGBT

Descrição: O Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (GESE) tem buscado, nas suas diversas atividades, problematizar as desigualdades de corpos, gêneros e sexualidades, estimular o espírito investigativo, a curiosidade e a criatividade, valorizando o convívio social e o pluralismo. Frente aos discursos presentes nas instituições de ensino, escola e universidade, por exemplo, e em outras instituições sociais sobre os corpos, os gêneros e as sexualidades, consideramos necessário refletir sobre essas temáticas na Educação Básica, de forma que possam discutir e questionar os diversos discursos e práticas sobre algumas questões centrais, como as identidades, a diversidade sexual, a homofobia, as configurações familiares, os prazeres, os desejos, as doenças sexualmente transmissíveis, a Aids, os usos dos corpos e outros. Este projeto de pesquisa terá como propósito investigar e discutir a rede de enunciados científicos que vem produzindo e instituindo ?verdades? sobre os sujeitos LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros). Para tanto, iremos investigar e analisar artigos científicos publicados em alguns bancos de dados do Portal de Periódicos da Capes e em alguns artefatos culturais (revistas, sites, entre outros), a fim de discutir a rede de saberes científicos produzidos acerca dos sujeitos LGBT. O referencial teórico está baseado nos Estudos Culturais e de Gênero, em suas vertentes pós-estruturalistas, e em algumas contribuições do filósofo Michel Foucault e de alguns/algumas teóricos/as Queer. Neste sentido, os estudos do Grupo de Pesquisa estão fundamentados em posicionamentos que entendem os corpos, os gêneros e as sexualidades como construções históricas, sociais e culturais, que se constituem na correlação de elementos sociais presentes na família, na ciência, na educação, na religião, na mídia entre outros, através de estratégias de poder/saber sobre os sujeitos. Para produção dos dados empíricos utilizamos em nossas pesquisas algumas ferramentas da pesquisa bibliográfica. Por esse viés, para produção e seleção objetos de análise empregamos as ferramentas disponibilizadas para pesquisa bibliográfica, estabelecendo critérios para recorte e seleção do material. Dentre os artefatos que pretendemos investigar citamos os bancos de dados de periódicos científicos disponíveis na plataforma de Periódicos Capes, Science Direct, Scielo, entre outros, revistas de ampla circulação, revistas de divulgação científica, programas de televisão, sites, entre outros. Para análise e discussão dos dados produzidos utilizaremos algumas ferramentas foucaultianas da análise do discurso. Esperamos que este estudo contribua com informações importantes à comunidade científica sobre as questões relativas aos corpos, aos gêneros e às sexualidades e também possibilite a promoção de discussões acerca desses tantos outros espaços, por exemplo, a mídia impressa, televisiva, periódicos, entre outros, que nos educam e que nos constituem enquanto sujeitos.

 

Juliana Lapa Rizza

Investigando disciplinas que discutem gênero e sexualidade nos cursos de graduação em instituições de Ensino Superior no Brasil

Descrição: Na contemporaneidade, é possível observar um significativo movimento da sexualidade sendo tema de debate no Ensino Superior. No entanto, temos observado a incidência de um espaço específico de discussão, estamos nos referindo, às disciplinas que discutem as questões de sexualidade e que vêm sendo ofertadas em algumas instituições de Ensino Superior no Brasil na modalidade obrigatória e, em outras, como optativa. Essas disciplinas são oferecidas em diferentes cursos de graduação e apresentam distintas abordagens: falam nas questões de gênero, saúde, cuidados com o corpo, diversidade em diferentes enfoques – de sexo, de raça, de etnia, de gênero –, aspectos sociais, políticos, econômicos, históricos e culturais. Nesse sentido, a presente proposta de pesquisa pós-doutoral tem como objetivos, investigar disciplinas, tanto obrigatórias quanto optativas, que discutem a sexualidade e o gênero em instituições de ensino superior brasileiro, em diferentes cursos de graduação, pesquisar as ementas dessa/s disciplina/s ofertada/s, afim de investigar que abordagens/discussões vem sendo promovidas com relação as discussões de gêneros e sexualidade em articulação com o campo de saber em que a disciplina vem sendo oferecida e analisar as diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação que possuem disciplinas de sexualidade e gênero em seu quadro de sequência lógica. A pesquisa será produzida a partir de algumas inspirações na genealogia, uma ferramenta de produção e análise de dados proposta pelo filósofo Michel Foucault e também através de interlocuções com outros pressupostos foucaultianos, dentre eles, as relações de poder/saber, o dispositivo da sexualidade, a governamentalidade e as estratégias biopolíticas. Os dados da pesquisa serão produzidos a partir de um levantamento, que denominamos como mapeamento, realizado nas cinco regiões brasileiras, em todas as universidades e faculdades federais e estaduais credenciadas no Ministério da Educação. Nesse mapeamento vamos buscar tanto pelo nome das disciplinas quanto pelas ementas a fim de investigar que abordagens/discussões vem sendo promovidas com relação as discussões de gêneros e sexualidade em articulação com o campo de saber em que a disciplina vem sendo oferecida. Na pesquisa, vamos levar em consideração os cursos de graduação em Licenciatura, Bacharelado e Tecnólogo. Além disso, também selecionamos para análise algumas políticas educacionais, dentre elas as diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação que possuem disciplinas de sexualidade e gênero em seu quadro de sequência lógica. A partir dessa pesquisa, pretende-se problematizar o quanto a sexualidade tem se tornado, na atualidade, cada vez mais visível e enunciável, que há uma incitação discursiva acerca da sexualidade a qual vem produzindo efeitos no campo educacional, chegando a ser tema de debate no Ensino Superior, por meio de disciplinas.

 

Gisele Ruiz Silva

Escola, Filosofia e relações com o mundo: inventividades no contemporâneo

Descrição: O presente projeto de pesquisa busca analisar os modos como as filosofias da diferença podem contribuir com a escola para pensarmos nossas relações com o mundo, com o planeta e com os espaços em que nos situamos. Para isso, toma como objeto teórico os estudos de Friedrich Nietzsche, Michel Foucault e autores da Educação que assentam seus estudos nessa perspectiva. Trata-se de uma investigação que aposta nas articulações entre educação, educação ambiental e a filosofia como modo de exercer criticamente o pensamento diante dos dilemas ambientais que acometem o contemporâneo. Para isso, o projeto prevê duas etapas: a) mapeamento bibliográfico a respeito das produções científicas sobre escola e filosofia no que se refere as possibilidades de criação no interior dessa instituição e b) entrevista com professores/as de um curso de formação dedicado à articulação entre educação, educação ambiental e filosofia. Esse estudo intenta mobilizar a escola para inventividades no contemporâneo, potencializando as relações com o mundo na articulação com a filosofia.

 

Juliana Ribeiro de Vargas

Programa Acelera e Ensino Médio: mapeando trajetórias de jovens estudantes

Descrição: Elaborado frente aos aportes teóricos dos Estudos Culturais em Educação, dos Estudos sobre Juventude e dos Estudos de Gênero o presente projeto de pesquisa tem como objetivo geral analisar as trajetórias escolares de jovens estudantes, alunos e egressos do Programa Acelera - São Leopoldo (RS) ao longo do ingresso e permanência no Ensino Médio. Vale destacar que a presente pesquisa se vincula ao Grupo de Pesquisa Cultura e Educação (GPCE/ ULBRA), ao Programa de Pós-Graduação em Educação da instituição (PPGEDU/ ULBRA) e recebe apoio da Assessoria do Programa Acelera, vinculada à Secretaria de Educação do Município de São Leopoldo (RS). A questão chave é: De que modo jovens estudantes ? egressos do Programa Acelera ? (re)organizam suas trajetórias de escolarização ao ingressarem no Ensino Médio? Desta questão, organizam-se os seguintes objetivos específicos a) analisar os principais desafios, embates (re)existências de tais estudantes frente ao ingresso no Ensino Secundário; b) mapear o fluxo de escolarização dos estudantes do referido projeto, após término do Ensino Fundamental; c) compreender as principais motivações para o abandono escolar dos egressos do Programa Acelera após o término do Ensino Fundamental; d) analisar de que modo a experiência de ser aluno/aluna jovem tem sido atravessada pelos discursos visibilizados pelas mídias contemporâneas no que tange, principalmente as temáticas de gênero, sexualidade, consumo, escolarização e mundo do trabalho. Pode-se pensar que o fomento de diferentes estratégias, anterior ao ingresso dos estudantes no Ensino Médio, sejam profícuas para o sucesso dos mesmos na referida etapa de Ensino. A partir da organização e implementação do presente projeto de pesquisa visa-se também obter dados acerca dos modos de ser e de viver das juventudes contemporâneas de periferia na contemporaneidade e a relação de tais modos com as práticas pedagógicas elaboradas nas escolas; fomentar espaços de estudo e discussão das temáticas analisadas na pesquisa em cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Luterana do Brasil e ainda, para o público externo, através das atividades de ensino-pesquisa-extensão; divulgar as análises realizadas na pesquisa em publicações e em eventos da área.