Frente aos discursos presentes nas escolas e em outras instituições sociais sobre tais temáticas, consideramos importante refletir sobre as mesmas na Educação Básica e Superior, de forma que possamos discutir e questionar os diversos discursos e práticas sobre algumas questões centrais, como as identidades, a diversidade sexual, a homofobia, as configurações familiares, os prazeres, os desejos, as doenças sexualmente transmissíveis, a Aids, os usos dos corpos. Nessa direção, este projeto de pesquisa terá como propósito: investigar as narrativas dos/as profissionais da educação e universitários/as LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) sobre homofobia e suas implicações nas suas trajetórias acadêmicas e nos espaços escolares; e investigar as narrativas dos/as profissionais da educação e universitários/as que participaram do projeto Sexualidade e Escola: discutindo a diversidade sexual, o enfrentamento ao sexismo e à homofobia sobre as identidades sexuais e de gênero e homofobia no espaço escolar. O referencial teórico está baseado nos Estudos Culturais, em suas vertentes pós-estruturalistas e em algumas contribuições de Foucault. Nesse sentido, os estudos do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola estão fundamentados em posicionamentos que entendem a sexualidade como uma construção histórica, social e cultural, que se constitui na correlação de elementos sociais presentes na família, na medicina, na educação, na religião, entre outras instituições, através de estratégias de poder/saber sobre os sexos.

Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq